Como eu era antes de você

Olá… De Alice ao infinito tem seu cantinho de resenhas que será atualizado sempre as sextas feiras.

A ideia é falar sobre a impressão deixada pelo livro lido, mas antes de qualquer coisa, espero a contribuição de todos com sugestões literárias e claro, comentários para trocarmos experiências, pois esse é o maior objetivo do blog.

Chega de blablá e vamos a resenha de hoje!

blog5

 

“Como eu era antes de você” chamou minha atenção por causa da divulgação do filme. É, fui pelo caminho inverso que costumo fazer, que é sempre ler antes de ver filme (mas eu nem vi o filme, então tudo bem.)

Sou apaixonada pela Emilia Clark e quem não se hipnotiza, nem que seja um pouquinho, por Sam Claflin? Pois é, foi por causa deles que adquiri meu exemplar de “Como eu era antes de você”. A minha intenção era ler o livro para poder ver o filme, o que eu ainda não consegui fazer.

Mas vamos a história.

Somos apresentados logo de inicio a vida agitada de Will e a tragédia que vai ser o mote de todo o enredo, o acidente que o deixa tetraplégico. Isso de certa forma é bom, pois justamente o desejo de saber o que vem a seguir faz com que o leitor continue.

E aí nos é mostrada Lou.. um grande oposto do personagem do prólogo. Uma mocinha pacata de uma cidade pequena do interior da Inglaterra. Ela seria (e quase é) clichê, mas há algo em Louise que faz você gostar dela. Talvez seja a verdade com que ela vive e aceita o que a vida anda lhe dando ou não.. uma simplicidade.

Pois bem, é justamente pelo que a vida anda tirando dela que seu caminho vai cruzar o de Will. Sem emprego ela busca o que der para fazer e apesar de que a ideia de cuidar de um jovem tetraplégico a assusta e não atrai muito, Lou se prende a necessidade da família por aquele salário. Seu pai a beira de perder o único emprego que teve na vida, a irmã mais nova, uma eterna promessa, mas que na verdade é mãe solteira, um avó doente e praticamente alheio a realidade e sua própria mãe, que se esforça bastante para que todos possam acreditar que tudo está bem.

Pelo dinheiro ela diz sim para um contrato de seis meses (ela não sabe porque do prazo, mas vai descobrir da pior forma) e conhece o mal humorado Will. E de cara você já sabe o que vai rolar ali. Eles vão se apaixonar, apesar de Louise ter um namorado, que é, no minimo um cara estranho, mas tudo será muito complicado e a gente até arrisca um possivel final.

Mas calma, não é assim. Apesar de ter todo esse plot mesmo, Jojo nos leva para uma história rica em seus detalhes. Ela vai permeando sobre dramas da vida de uma forma simples e real. Toca, mesmo que de forma superficial, sobre relacionamento um tanto abusivo (cá para nós, Patrick é um tanto egoísta, não?), relacionamentos familiares distorcidos e desequilibrados, casamento frustrado mantido pelas aparências e até abuso sexual.  E o mais importante, a vontade de viver, seja como for. Questão tal que causou muitas polêmicas, tanto enquanto livro, enquanto filme. Achei a escolha dela corajosa, antes de tudo.

3eb5020f162eb5f5f22fd8bdec65db4a

É um romance leve, doce e singelo. Triste, mas cheio de humor. E para mim, a lição que Jojo Moyes mais deixa em evidência  é o valor de se viver verdadeiramente. Seguir em frente, correr atrás de seus sonhos, não se limitar a nãos, a talvez. Desejar alto e pular para alcançar.

E o que me chamou mais atenção em tudo também é o fato dela mostrar que a vida continua, mesmo depois de perdas. Que podemos e devemos seguir em frente quando algo ou alguém muito precioso nos deixa.

“Como eu era antes de você” vale a leitura e um pouco de lágrimas. 😉

*Concorda? Não? Gostou? Fala aí nos comentários. Aceito ansiosamente sugestão para a próxima resenha!

Até sexta…

cropped-2_flat_logo_on_transparent_234x75.png

Um comentário em “Como eu era antes de você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s